quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Quer ser rica? Feliz? Cultive amigos

Amigos ...Não "os fazemos".Os reconhecemos.Demorou, mas chegou o grande dia em que pude perceber como poderia ser feliz, reconhecendo  amigos! Para, verdadeiramente ,"ter amigos"  e sorver o melhor do seu cnvívio, interessar-nos genuinamente pelo que o amigo(a) diz,já é um começo. As vantagens de conviver com amigos? Ser acarinhada(o), admirada(o), falar de nossas dificuldades, fazer terapia em grupo....Pois um(uma) amigo(a) nos ouve sem julgar, nos mostra afetuosamente outros caminhos, outras possibilidades naquilo em que "mergulhamos" e que está nos incomodando. Mas para haver reciprocidade, é preciso trabalhar em nós,a rara virtude do:Saber ouvir sem julgar, guardar segredos......Qual de nós, não precisa ser ouvido, compreendido, aceito?  Com amigos , podemos nos soltar, ser "nós mesmos",sem máscaras impostas por uma sociedade falso-moralista e hipócrita, que impõe comportamentos 
com a intenção  de explorar os que tem medo de revelar  os incautos.. Amigos trazem no olhar uma luz de compreensão e calma, uma vontade de ajudar até e principalmente, na madrugada. Para reconhecer e cultivar esses tesouros, precisamos ,antes de tudo, ser amigos....Saber que se não formos bons ouvintes, interessados no que a outra parte diz, no intuito de ajudá-la ,mesmo que seja apenas...OUVINDO  e acarinhando-a(o), com um olhar, um colo, uma boa e generosa dose de compreensão.Nesse momento, nem se sabe quem ganha mais..Ambos, recebem afeto ,não há dúvida.Posso te dizer sem medo de errar, que reconheci amigos! Não, não os tenho.A ilusão da posse de algo me dá náuseas. O sentimento de posse vem de uma alma sedenta de controle, de amor....Como curar? Reconhecendo que nada possuímos, a começar pela nossa vida! AlÔO..., acorde, cinderela e venha ver o sol da liberdade brilhando. Amigos nos tiram aquela impressão que o mundão deixa em nós: Que parecemos inadequados...nos puxam a orelha em certos momentos, atendem um chamado seja para jogar biriba, juntar panelas, ou depilar as pernas... entre tantas outras coisinhas que fazem parte da nossa deliciosa vida,Sim! convivo com bons amigos e vou pedir a cada um deles, que dê sua canja aqui.. Não se sentirão explorados. E sim, honrado.  Esses são amigos do peito

Amigos a gente encontra
O mundo não é só aqui
Repare naquela estrada
Que distância nos levará
As coisas que eu tenho aqui
Na certa terei por lá
Segredos de um caminhão
Fronteiras por desvendar
Não diga que eu me perdi
Não mande me procurar
Cidades que eu nunca vi
São casas de braços a me agasalhar
Passar como passam os dias
Se o calendário acabar
Eu faço contar o tempo outra vez, sim
Tudo outra vez a passar
Não diga que eu fiquei sozinho
Não mande alguém me acompanhar
Repare, a multidão precisa
De alguém mais alto a lhe guiar
Quem me levará sou eu
Quem regressará sou eu
Não diga que eu não levo a guia

De quem souber me amar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda (o) . Este é um espaço democrático:Permite sugestões e comentários. Dirigido não apenas á mulheres, mas a todo gênero humano.E tem a intenção de informar, provocar reflexões e ajudar á desenvolver toda potencialidade.
COMENTE! Sugira! Serão sempre bem-vindos