segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Xô depressão! Com Yoga



Se você já pratica yoga há algum tempo, provavelmente conhece a saudação ao sol (surya namaskara). Se não, deixe-me dar uma breve introdução, baseada na minha experiência pessoal.


Esta saudação é uma sequência de posturas, cada uma com um significado diferente, feita para ser realizada na direção do sol, todos os dias, durante o amanhecer, pôr-do-sol, ou em qualquer momento que você desejar. É uma oportunidade perfeita de estabelecer um relacionamento pessoal com o sol, baseado na gratidão, admiração profunda e respeito.Tenho começado meu dia com saudações ao sol A (a mais fácil, pois existe também a saudação ao sol B, mais elaborada) por mais de um ano e meio, e esta prática tem sido fundamental para me ajudar a superar a ansiedade e a depressão. Veja como:


É uma excelente maneira de acordar. Praticar ao menos três saudações ao sol pela manhã é uma maneira excelente de acordar seu corpo, alongar-se, dizer “bom dia” para cada um dos seus músculos. Também é uma boa maneira de conhecer seu corpo e seus limites, já que durante a manhã estamos meio que “crus” – nossos músculos ainda precisam ser “aquecidos”. Seja gentil consigo mesmo, o que é uma maneira maravilhosa de praticar ahimsa (não-violência). Eu ainda pratico minhas saudações ao sol matinais com os joelhos dobrados em uttanasana e joelhos no chão em chaturanga. Todos nós temos lesões e áreas mais sensíveis no corpo, seja dores nos ombros, nos joelhos (como eu) ou nas costas. Pratique a gentileza com o próprio corpo.
É uma boa maneira de começar seu dia. Quando eu estava lutando com a depressão, muitas vezes tinha medo de sair da cama, porque temia o que o novo dia me traria. Eu não confiava na minha habilidade de lidar com os desafios diários. Praticando yoga, investindo em cura energética (energy healing), meditação e numa dieta mais saudável, fui capaz de reconquistar essa confiança perdida. As saudações ao sol lhe dão muito poder. É uma sequência energizante feita para lhe tornar mais forte, poderoso e confiante. Especialmente quando estou em Ardha Uttanasana (Postura do alongamento intenso, olhando para a frente), gosto de olhar para cima com uma coluna forte e dizer a mim mesma que sou capaz de lidar com qualquer desafio ao longo do meu dia. 






É uma excelente maneira de avaliar seu progresso. Praticando saudações ao sol todos os dias, você sentirá que está ficando mais forte, que seu corpo está mais capaz de fazer coisas que não conseguia antes. Sua mente se torna mais clara, seu foco melhora. Quando comecei a prática, costumava acordar às 8h30, fazia três saudações pela metade, ainda de pijama, com os olhos fechados, e então voltava para a cama. Em duas semanas, comecei a melhorar mais e mais, e hoje gosto de acordar às 5h30 todos os dias e mesmo às 4h-4h30 em alguns dias da semana (o sol nasce cedo onde moro). Isso cria mais espaço no meu dia. Melhorou minha produtividade e me ajudou a fazer as coisas com mais sabedoria, dando-me mais tempo livre para fazer o que gosto e para planejar minha vida. Hoje, eu faço 12 saudações A completas pela manhã, um grande progresso (e não mais de pijama!!). 
Você desenvolverá um relacionamento pessoal com o sol. Durante minhas saudações, sentia que estava “bebendo” a luz do sol, como se eu fosse uma planta. Eu estava recebendo diretamente esse poder, luz e sabedoria infinita. Todos os dias, antes e durante minhas saudações ao sol, mantenho este mantra em mente: “Eu saúdo ao sol, fonte de luz e de conhecimento”. Isso beneficia muito a mente. Acredito que, da mesma forma que o sol desperta a semente, que cresce sempre buscando e olhando para o sol, na direção do sol, nossa força e poder interior também, podem ser despertados pelo sol, e nutridos por ele, de maneira que nós também possamos realizar grandes coisas. Soa esotérico, mas é uma abordagem muito prática. Você pode sentir os benefícios quando as saudações ao sol são praticadas com constância. 
É uma sequência de asanas perfeita. Se você pratica asanas por um tempo já deve ter notado que existem sequências, ou séries. Por exemplo, as “posturas em pé”, o “ciclo da sarvangasana”, o ciclo da padmasana” e assim por diante. Esses são grupos de posturas que parecem ser apenas uma, variações de uma postura central muito importante, como padmasana ou sarvangasana. Sequências também podem ser preparações para uma postura complexa. Quanto mais você pratica, mais percebe que os asanas são interconectados. A sequência em surya namaskar é perfeita. É projetada para centrar você em seu coração, focar sua mente, energizar e lhe dar força e poder pessoal (do tipo bom). É feita de tal forma que você colherá os benefícios muito rapidamente. E também é muito acessível. Você pode fazer os ajustes que melhor se adequam ao seu corpo e praticar todos os dias. Tadasana centraliza você, lhe traz de volta à sua respiração e dá equilíbrio. Uttanasana lhe relaxa e energiza a coluna. Como disse antes, olhar para a frente em Ardha Uttanasana (postura do alongamento intenso, olhando para a frente) lhe dá confiança para enfrentar o que quer que o dia lhe traga. Chaturanga lhe torna mais forte, a postura da cobra ou do cachorro olhando para cima energiza a espinha, e abre os chakras da frente do corpo. O cachorro olhando para baixo é uma postura relaxante que também lhe “enraíza”, e ajuda você a se conectar com a respiração. Uttanasana volta a lhe centralizar e tadasana sela a sequência. 
Há vários outros benefícios de praticar saudações ao sol, mas esses são os mais importantes para mim até hoje.
Após minhas 12 saudações ao sol, descanso em savasana por 15 minutos e então continuo com a meditação, pranayama, ou faço uma auto-massagem rápida. Um café da manhã gostoso e saudável e você está pronto para um dia muito calmo e centrado.


Não importa o que aconteça.





Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda (o) . Este é um espaço democrático:Permite sugestões e comentários. Dirigido não apenas á mulheres, mas a todo gênero humano.E tem a intenção de informar, provocar reflexões e ajudar á desenvolver toda potencialidade.
COMENTE! Sugira! Serão sempre bem-vindos