segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Você é livre?

Hoje, ainda pouco, durante o banho, me flagrei sorrindo sozinha. E esse gesto traz impressões múltiplas. Aprendi, com as dores que a vida traz, a sorrir apesar de: Apesar de ainda não ter satisfeito todos os meus desejos. Eles são Tantos....Os "apesar de "  e cada um de nós, constrói os seus. (Esta é uma questão particular). (A busca daquilo que acreditamos que nos fará felizes)...
No entanto, hoje sorri por estar constatando o quanto estou radiante e me sentindo mais bonita, mais segura, mais livre do que nunca! A liberdade! Tão temida por tantos e ansiada por mim, toda uma vida. Desejei-a muito e sempre caía nas armadilhas trazidas pelo legado atávico de gerações que foram se amoldando á formas de pensar e agir, impostas pelo domínio machista. Séculos de escravidão e que ainda persiste, dentro de cada um que me lê agora. Duvida disso? Pois bem. Caminhemos. A liberdade, ou ausência de servidão, implica responsabilidade, determinação e autonomia na sua mais pura acepção. Autonomia requer coragem. Para romper padrões, posicionar-se contra quaisquer domínios.  E o mundo(ah, o mundo)..Exige de nós, firmeza de caráter e beleza estereotipada.Cruel,  escravizante.quantas mulheres nem percebem porque precisam malhar tanto e tentar seguir um padrão de beleza vendido pela industria da moda e violentam-se todo o tempo Esquecendo-se sempre que precisamos, muito além dos rótulos,construir uma boa auto-estima e um caráter irretocável!Ter bom-caráter.Esta é uma das chaves para que nos respeitem de verdade.Exigir respeito á nossa preciosa individualidade....  Outra!


 À essa altura, você deve estar se perguntando: E para que mesmo preciso ser livre assim? Já sou livre! Não estou presa(o) Conquistei o direito ao voto, ao prazer, (aos prazeres), a me realizar profissionalmente ou não...E tantas formas de liberdade a que temos direito hoje. Todavia, me refiro á liberdade em oposição á servidão humana mais profunda. Aquela que não aceita nenhuma forma de peia, de amarra, de julgamento. A liberdade de ir e vir, mesmo que seja descalça ali na esquina.   Dizer não a tudo aquilo que te violenta de alguma forma. Desde a mais sutil á mais dura e difícil de exprimir. Ser esta pessoa livre que sou hoje me custou caro, meus queridos. Mas, garanto-lhes: Valeu cada cara pro lado, cada mágoa e lágrima que dedicaram a mim. Sinto muito por aqueles a quem magoei, em nome da minha valiosa liberdade de ser: EU MESMA. Como é saboroso dizer e fazer o que a minha alma pede! Mas nem sempre foi assim. Estive nos porões da servidão, também. Já fiz sexo com marido sem vontade, só para deixá-lo feliz e porque me ensinaram que assim, não ficaria
sozinha. ME SENTIA PROFUNDAMENTE USADA, ESVAZIADA DE VALOR. Então, aos poucos, sem luz para guiar, fui tateando nesse terreno íngreme e escuro, que é a estrada da libertação.
Esse assunto,(como trilhei esse caminho até aqui, á vitoria), é para outra conversa.
Beijos e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda (o) . Este é um espaço democrático:Permite sugestões e comentários. Dirigido não apenas á mulheres, mas a todo gênero humano.E tem a intenção de informar, provocar reflexões e ajudar á desenvolver toda potencialidade.
COMENTE! Sugira! Serão sempre bem-vindos