segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A vida? Depende de nós


Escafandro e a Borboleta é uma adaptação cinematográfica de mesmo nome do livro autobiográfico escrito pelo jornalista Jean-Dominique Bauby. Sob direção de Julian Schnabel, o filme francês foi concluído em 2007 e lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Direção e Melhor Filme Estrangeiro, o prêmio Técnico no Festival de Cannes e o prêmio BAFTA de melhor roteiro adaptado. Não é para menos, pois o drama coloca o espectador no ponto de vista literal do protagonista, na visão apenas de seu olho esquerdo e seus pensamentos são apresentados de forma narrativa brilhantemente. Baseado nos infelizes fatos reais da vida de Jean-Dominique, o longa traz uma verdadeira lição de superação e questões de ponto de vista.
O ator Mathieu Amalric (Munique, de 2005) em companhia das atrizes Emmanuelle Seigner (Piaf – Um Hino ao Amor, de 2007) e Marie-Josée Croze (Não Conte a Ninguém, de 2006) dão um show em atuação, sensibilidade e emocionam até o mais duro coração de pedra.
Bauby é um jornalista, editor da famosa revista Elle, que no auge de sua carreira sofre um AVC e em decorrência deste acidente desenvolve uma rara síndrome, conhecida como Síndrome do Encerramento, que deixa paralisado todo seu corpo com exceção do olho esquerdo e nessa condição ele tem de aprender a utilizar criatividade e imaginação para encontrar uma forma de continuar sua vida.







O filme: O escafandro e a borboleta nos convida á reflexão essencial: Estamos vivendo tudo o que a vida nos oferece, com profundidade e extraindo dela, o mais precioso? O exemplo, no filme, de uma vida que foi de repente arrebatada por um acontecimento trágico nos leva imediatamente a olhar para a nossa e o que estamos fazendo dela. Será que estamos sorvendo todo o néctar de momentos importantes , agora, nesse exato momento? Vou estar saudável e inteiro, amanhã? Viverei o suficiente para dar aquele abraço, dizer aquelas palavras, fazer o que tenho vontade? Vale refletir, viver e não apenas, ser espectador da própria existência? O que faço agora, já que estou nessa situação, ( dificuldades  físicas)....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda (o) . Este é um espaço democrático:Permite sugestões e comentários. Dirigido não apenas á mulheres, mas a todo gênero humano.E tem a intenção de informar, provocar reflexões e ajudar á desenvolver toda potencialidade.
COMENTE! Sugira! Serão sempre bem-vindos