terça-feira, 3 de setembro de 2013

Emagrecer, engordar, Envelhecer, renovar-se




Comer, comer, para poder crescer

"Peixe morre pela boca".......! Já dizia a minha mãe ...Pensando bem, esses dizeres populares tem , ás vezes, um fundo de verdade  e esse aí, também se aplica á nós, humanos. Os nossos hábitos nos formam! "O hábito faz o monge", como se diz...
Os hábitos aos quais estamos condicionados, podem nos tornar melhores ou piores do que somos! Já parou para refletir sobre isso? Pois bem: Eu já. Desde sempre. Adolescente, (lá pelos idos dos anos 70), conheci a alimentação vegetariana. Sou grata , á Deus e á mim mesma por ter escolhido essa forma mais saudável de alimentação. Venho de uma familia predominantemente carnívora. Em minha mesa, quando menina, havia de tudo: Das frutas vindas da roça, cuscuz de milho, ao tatu cozido, veado moqueado (meus irmãos caçavam). A bem da verdade, caçam até hoje,(não obstante suas diferentes ocupações hoje). Mas,voltando ao peixe, ou seja, á morrer pela boca, o que te faz morrer? Ou viver? Prefere viver para comer ou comer para vier?


Às vezes  me encontram na rua (amigas) me dizem assim: Mas você, hein,sempre em boa forma! Não tem tendência a engordar, né? Dou risada e digo: Como todas as pessoas que comem, tenho sim. A diferença é que me exercito e escolho os alimentos que me favorecem....
E acrescento: Segredo. Não conte pra ninguém o que vou dizer: Adoro chocolate e pizza! 

Pois bem: Os alimentam podem nos auxiliar na perda de peso, sim! E nos rejuvenescer, também! E o contrário também. Podem levar á obesidade e á enfermidade.  Exemplos de alimentos que auxiliam na queima de gordura? frutas! TODAS ELAS! Não me venham com aquela balela de que algumas são gordurosas!Gordura ruim está nas carnes.Ponto

Consumo muitas frutas!  Muitas e a toda hora. As minhas preferidas são melancia, abacaxi, uva, pera, maçã, tâmara, goiaba, banana. Tem dias, (uma, duas vezes por semana, substituo o almoço por uma bacia de frutas), ou um abacaxi.
Não, não passo fome. Eu, hein? Tô fora..... Se bem que o nosso organismo precisa de um jejum, vez em quando. A máquina digestória cansa!
O que você come? Escolhe as guloseimas? Os enlatados? as delícias fritas? Fast food? Então, meu bem, está escolhendo envelhecer cedo e engordar, também. Os alimentos termogênicos, são aqueles que ajudam nosso metabolismo a  queimar, a consumir mais rápido as calorias e portanto, emagrecemos, com ajudinha da caminhada, natação, dança, yoga, bike, etc e tals!
Para você ,uma listinha de alimentos "DO BEM":
Todas as frutas

Gengibre(no suco, na salada, no arroz)
Fibras (das frutas, dos cereais)
Germinados
Granola
Folhas verdes(couve, salsa, manjericão, orégano, capim santo,etc)
Beterraba, cenoura,vegetais frescos.
Feijões verde...
coco verde e seco...(depois trago mais)
Comida que engorda: (vejam que não disse alimento. E sim comida):
Gorduras, feijões secos, massas brancas( refinadas)
Enlatados, conservados, apimentados, industrializados, laticínios e acúcares.
Pus uma foto aí de uma boca com os lábios com açucar, para provocar curiosodade mesmo. O açucar é o grande culpado por doenças como:Obesidade, depressão, diabetes etc e muitas outras! Se quiser saber mais,leia: SUGAR BLUES, de Patrick Dufty.

Este assunto é muito amplo. (Demais da conta). Voltarei toda semana á ele. Faço isso porque adoro mesmo como  também, sinto que é uma necessidade cada vez maior, as pessoas se voltarem para o que lhe traz saúde e bem-estar. Garanto-lhe que se você começar a consumir mais frutas e ir diminuindo acúcar, gordura, industrializados...... A pele, cabelos, órgãos, saúde mental, irão melhorar mil por cento. Aguarde mais informações.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda (o) . Este é um espaço democrático:Permite sugestões e comentários. Dirigido não apenas á mulheres, mas a todo gênero humano.E tem a intenção de informar, provocar reflexões e ajudar á desenvolver toda potencialidade.
COMENTE! Sugira! Serão sempre bem-vindos